Pular para o conteúdo principal

"Aiinnn, eu leio Nitie, e sou um jênio" - Alguns conselhos !







Ao contrário de um historiador da Filosofia, que categoriza de modo bem delimitado os períodos de produção e suas interações com suas culturas, Nietzsche se propõe a ser um Filósofo da História : alguém que oferece alguns filtros pelos quais todo o nosso processo civilizatório - pelo menos o Ocidente - possa ser compreendido e visto de modo panorâmico. Sim, é uma premissa ousada, desafiadora, e que pode ter custado seus miolos!

Diante disto, costumo dizer que ler o bigodudo sem conhecer o chão ancestral de onde se origina seus principais conceitos, sem conhecer o "período ideal" para o qual ele aponta, é o que acaba sendo grande responsável pela confusão e falta de profundidade no entendimento. Seria semelhante a ler o Apocalipse sem ter lido e compreendido o Antigo Testamento, da bíblia cristã.

Desde a produção de seu primeiro texto conhecido, "História e Fado" (o féla da puta só tinha 17 anos), até o seu derradeiro projeto, é evidente as referências ao mundo antigo, especificamente o período "trágico" dos gregos (daí uma de suas primeiras e fundamentais obras, "O nascimento da Tragédia no Espírito da Música" ; ou "Helenismo e Pessimismo entre os gregos").

TODO o projeto nietzschiano é uma enxurrada de referências, e as suas maiores propostas - e críticas - bebem nesse iluminado pedaço da história grega.

Desde a noção de Estado ; o ideal da transvaloração dos valores que resultaria no "übermensch" ; a crítica da Arte; a oposição ao projeto socrático e seu desdobramento no cristianismo ; e até mesmo seu modo alegórico, passional e aforístico ; TUDO faz referências ao Período Trágico. Até a crítica ferrenha ao judaísmo, e posteriormente ao cristianismo, não são gratuitas ou uma espécie de birra seletiva de um homem superficial. O motivo : judaísmo e cristianismo representavam - segundo ele - uma oposição, um antagonismo à esse período iluminado para o qual Nietzsche almejava que retornássemos. 

Daí a conclusão óbvia que ele tirou : para reedificarmos o Espírito Humano à grandeza do que ele já foi e pode ser, é preciso destruir com golpes de martelo tudo o que se opõe, principalmente os responsáveis pela subversão desses nobres valores, aqueles que tornaram o homem um ser rebaixado, submisso, um rebanho silente, e que os ensinou a desprezar a Grandeza e ver nela um acinte e corrupção ;a saber, Judaísmo e Cristianismo. Eles representam o que ele costumava chamar de "decadence par excellence".

O porquê d'eu ter me alongado tanto, e aludido à tantas referências? Somente pra dizer que não, ler Nietzsche não é fácil, nem acessível, muito menos divertido e, acima de tudo, é um exercício de enorme humildade ; pois obriga o leitor a conhecer profundamente a História da fundação do Ocidente, seus costumes e valores, sua decadência.

É bonitinho, hypster, cult, dizer que leu o Friedrich, e isso criou uma horda de críticos da superfície, que se tornaram "anticristos" sem ao menos entenderem o conceito posto no panfleto que carrega esse nome.

Meu desejo é somente um : que alcancemos propriedade para citar alguém ou referendá-lo.

Não se pode cumprir essa missão dizendo, por exemplo, que o"Zarathustra" é divertido e engraçado... e leve,  como acabei de ouvir da boca de um "jênio" , nas redes sociais.

Nossa Senhora da Prússia!!

Postagens mais visitadas deste blog

"The Seventh Seal": um memorial !

O que é a vida, senão a morte em contagem regressiva? Viver é caminhar lentamente em direção ao destino fatal de todos... O sorriso de uma criança um dia cerrará... As lágrimas das dores de tantos, secarão... A exuberância de um belo corpo, desvanecerá... A pujança arrogante de um corpo jovem, tarde ou não, adoecerá... Os olhos que se abriram, se fecharão para sempre... As palavras abundantes, silenciarão... Preocupações, queixas, dores, aspirações; já não serão... Pois tudo a que chamamos de vida é a prorrogação do deixar de ser... Morbidez? Perspectiva sombria? Melancolia ? Pergunte a cada ruga de seu rosto, a cada esforço que se torna mais pesado, Ouça as batidas de seu coração no silêncio de seu quarto, E tudo o que ouvirá é um brado de adiamento, uma negativa ao instante final. Não é a vida que permanece, é a morte que, misericordiosa para com muitos, prorroga sua estadia aqui. Ainda assim, nos iludimos na ânsia do “pra s

Sempre desconfie dos gurus e dos homens "de certezas".

Sempre transitei por TODO o território midiático do cenário político nacional (e alguns internacionais) , desde que comecei a ter um acesso mais constante à Internet, na época em que se pagava Hum Real por hora em Lan House. Brasil 247, DCM, Pragmatismo Político, Carta Capital, PHA, Vermelho. Org, The Washington Post, The Guardian, Manhattan Connect , Ceticismo Político, A Reacionaria, Andrew Klavan, David Horowitz, Slavoj Zizek, Bill Maher, Bill O'brien, Mídia Sem Máscara, Spotiniks, Roberto Pompeu de Toledo, Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, e o Xamã da Virgínia - Olavo de Carvalho - em suas "produções independentes". Vivia semelhante a pobre quando vê fuzuê no bairro, e corre logo pra compor a muvuca. Além, obviamente, das páginas hospedadas em servidores do Governo, onde podia baixar qualquer projeto discutido nas "Casas do Povo", e que eu julgasse relevante. O YouTube sempre foi uma "mão na roda", principalmente quando ain

"Ao meu violão": gratidão ao amigo do peito.

Oh, meu amigo; mais uma vez somos só nós dois Sempre a falar você sempre a me ouvir. Mas, que importa se somos sempre só nós dois? Se somente contigo me sinto bem pra falar e até calar... Oh, meu amigo; somente tu conheces o que não digo à ninguém; Antes mesmo que fale me conheces pelo toque. Ninguém me compreende como tu, meu amigo... Às vezes tão alegre com um flamenco, ou romântico com um fado, E nos dias de muita expressão ouves até meu rock’n roll. Mas nos dias  que pesam as nuvens mais cinzas Escutas também minhas lamentações,  meus choros, As bossas, meus sambas-canções: me confortas nos momentos mais tristes. Oh, grande amigo; perdoa não ter lhe dedicado antes essa canção Estás sempre aqui a ouvir meu coração tão de perto, E a honrar essa amizade que de minha parte tem sido tão ingrata. Te prometo que à partir de hoje te honrarei muito mais do que antes Pois assim se constrói uma amizade tão forte...! Prometo te dedi