Pular para o conteúdo principal

"FERNANDINHO É PRETO, E EU TAMBÉM - Ou, dos infortúnios de viver em uma geração criada por quem, hoje, dela se ressente".

* Escrito após a eliminação da Seleção Brasileira de futebol masculino, na Copa do Mundo de 2018.





O volante da seleção brasileira, Fernandinho, é dentre muitos outros - pela enésima vez - vítima de comentários absurdamente injuriosos : nas redes "anti" sociais, é claro. 

Os adjetivos são dos mesmos tons monótonos : associados à cor da pele ou à digníssima senhora genitora ; ou ambos em uma só levada. É escrôto isso, como sempre foi e será!

Fernandinho, mais uma vez, mostrou que o uniforme canarinho é uma entidade distinta, que muitas vezes, faz sucumbir jogadores de alto nível e que atuam em Ligas e times idem. Duas Copas, e ele não foi bem. Nem Paulinho (esse, para mim, sempre superestimado)! 

Ainda assim, ver um profissional sendo julgado por outra coisa, senão pela eficácia - ou não - com que desempenha seu papel, é de uma obtusidade espantadora, mas já habitual nessa geração. 

Ora, se as ofensas me incomodam, sendo eu também negro e passível de ser julgado por qualquer coisa, menos pelo que desempenho? É óbvio! É amargo, por tantos motivos que nem tenho ânimo pra elencar. Mas, eu nasci preto, e me parece, morrerei preto, e oriundo de uma formação que JAMAIS me estimulou a me orgulhar e me "empoderar", ou o contrário, que seria assumir o moderno papel de vítima ressentida. 

Repudio o que aconteceu com o Fernandinho, mas não com aquela repulsa típica do proselitismo progressista, que se utiliza do ressentimento como capital político e ideológico. 

Repudio, e me entristece muito, por confirmar a minha percepção marcadamente pessimista de que, a decadência humana é um caminhão desgovernado ladeira abaixo. Não há utopia que me salve da minha descrença em um futuro e humano melhores! 

O que tem a ver o cu com as calças ; ou a situação envolvendo futebol, Fernandinho, cor da pele , e a escrotidão nas Redes? 

- Causa-me absurdo espanto ver alguns queridos, progressistas em geral, se sentirem ofendidos e revoltados com um estado de coisas que, em sua maior parte, fôra arquitetado por eles, quando destruíram instituições e/ou relativizaram valores que ainda mantinham alguma ordem possível diante das irracionalidades peculiares da convivência humana coletiva. 

Assim, substituímos o racismo velado pelo falsamente problematizado ; a vergonha da ocultação e subalternização pelo ódio ressentido e revanchista, alguns até propondo "fogo aos racistas", numa espécie de Ku Klux Klan às avessas. 

Ora, pôrra! Vocês não melhoraram caralho nenhum! Somente mudaram a mesma desprezível questão para uma instância dominada por uma verborragia sem nenhum efeito prático, substituíram uma segregação por outra, e pior, praticamente geraram a atual geração: a mais desrespeitosa, escrôta, e pior, estúpida de todas as eras! Pois, pior que ser ignorante - na acepção correta do termo - é disfarçar a obtusidade com um Doutorado em "Humanidades"!





Postagens mais visitadas deste blog

A cafajestagem do "artista-político": breves notas.

1. Não sei até que ponto um músico "da noite", atores, artesãos, literatos, podem ser chamados de artistas. Eu prefiro me definir como entretedor de platéias. Isso me livra da enorme expectação que repousa sobre eles, os verdadeiros artistas. Mas, não se trata somente de uma evasão covarde: é a expressão de minha própria consciência, sabedora que é, da enorme facilidade com que, nas últimas 4 ou 5 gerações, grandezas foram "politizadas", apequenadas e/ou relativizadas. 2. "Artista" é um troço vaidoso e arrogante. "Militante" é um presunçoso fetichista e ufanista. "Artista engajado politicamente" é o suprassumo da decadência intelectual que se alcança no progressismo; e por consequência, chato pra caralho: um propagandista ideológico, jactando-se de sua - suposta - superioridade moral e estética. Toda militância e "espírito revolucionário" são estúpidos : à esquerda, ou à direita.

O maravilhoso amor do cristianismo histórico !

Há alguns meses um vídeo viralizou pela WEB, e se tratava de uma fala do cantor (?) Johnny Hooker, em que ele afirma que Jesus é bicha e travesti. Ok! Duas semanas depois, e já começou um novo viral, que dizia que o suposto artista (?) sofrera um acidente grave, e estava às portas da morte. Enfim, uma mentira fácil de se verificar. Percebem qual a lógica disso? Não, não é que o deus puna quem o chamou de travesti : são os cristãos que punem. Como eu sempre digo: não há como admirar ou venerar o Cristo, se você compõe o cristianismo histórico . São dois caminhos bem distintos e, um deles, sempre destina as pessoas para as chamas do mesmo inferno que queima em seus corações piedosos. Ô, Glória! É pra glorificar de pé!

Carpe Diem

Vem, amanhã pode ser tarde, Talvez não tenhas chance, E o tempo lhe alcance Sem que seja oportuno Olhar nos olhos de quem lhe arde o peito E enrubesce as maçãs de seu rosto, E que cala o discurso mais ensaiado. Vem, pois este “hoje” é o dia De que ainda tens a garantia de colher Os frutos do amor que alimenta seu ânimo; E que à noite vela teu sono Semenado nos teus sonhos O desejo secreto de muitos “amanhãs”. Vem, quando se ama o tempo pára, O instante é o “sempre agora” E o amanhã uma distante maldade.   Este é o convite que lhe faço: - Hoje, revele teu coração, Pois se amanhã já não formos Seremos na eternidade.