Pular para o conteúdo principal

"Mundo melhor" de cú é rôla !




Enquanto estive na Universidade, em Curso que supunha-se de "livre-diálogo" (Filosofia), estranhei , logo de cara, uma nada amistosa receptividade à percepções alheias, alternativas, secundárias às vigentes por ali. Mas como podia ser assim; em um lugar cujo pressuposto era o da "liberdade"?
Com o passar do tempo percebi que alguns assuntos e posturas pessoais não caberiam ali: Deus, Fé, Espiritualidade, Crítica ao ideal cientificista...! Enfim, haviam temas blindados. Foi a primeira grande decepção !!

A segunda grande decepção foi quando percebi uma energia "teen" nos corredores, de modo que a maioria das mentes mais ávidas e "sofisticadas" ali eram uma espécie de "Confraternity of teenagers", o bom e velho lugar comum em que ressentimentos, revoltas, recalques, desinteresse, insensibilidade, são o "que há". Era "chique" não crer em nada, opor-se a qualquer forma de crença, ou então usá-la como justificativa em todo debate como sinônimo de estupidez, fragilidade, demência, ausência de "liberdade epistemológica", em suma, como cárcere da inteligência.

Nunca fui dado a muito falar - entre estranhos - e depois de muita observação percebi que esse fenômeno estritamente humano, tão milenar quanto a "posição de cagar" estava presente ali também, mas sob a forma de negação. Tive a certeza que havia "fé" ali: a fé na "não-fé"; a crença na descrença.

Portanto, assim como muitos semelhantes a mim, eram "crentes" também; mas de uma outra forma, um modo "cult”, sofisticado, "elaborado": criam no "acaso", no "Nada", no "Bóson de Higgs", no "Cogito" cartesiano..., em qualquer coisa que negasse o tão grosseiro e ultrapassado "Credo quia absurdum est". "Demodé" era acreditar nessas tolices...! "Cool" é crer na descessidade de crer, ou qualquer outra merda contemporânea.

Lembro-me de duas sentenças interessantes, e de mestres totalmente antagônicos: F.W.Nietzsche e G.K. Chesterton.
Parafraseando ambos, fica mais ou menos assim:

- "O homem preferirá crer em nada, do que em nada crer" (Nietzsche)
"Não há problema em não acreditar em Deus; o problema é que quem deixa de acreditar em Deus começa a acreditar em qualquer outra bobagem, seja na história, na ciência ou sem si mesmo...!" (Chesterton)

Antagônicas,e tão complementares…

Porque digo tudo isso? Por que meu sentimento ao adentar na “Era Digital da Informação” era semelhante à ingenuidade de meus primeiros dias de aula, e achei que encontrara, enfim, um lugar para discutir mesmo, de verdade, com honestidade. Decepcionei-me !

Testemunho a mera repetição dos velhos hábitos que vi na época da faculdade, só que agora eivados de uma falsa compaixão escrôta, portada por multidões de jovens carregando seus manuais de “mundo melhor”. A vaidade ganhou contornos piedosos, vestiu-se em uniformes como o da Cruz Vermelha, e “cool” agora é salvar o mundo , usando barba bear, coque samurai e exigindo “lugar de fala”. Mantêm-se , no entanto, os mesmos deprezo e intriga com a tradição e os antepassados.

O que vejo todos os dias, em todas as plataformas , são puro pretexto para "ad advocationem pro se". Sim, eu sei que todo mundo o faz um tantinho e, de fato, nada há de réprobo nisso. Foda mesmo é ver isso dirfarçado de causa humanitária !









Postagens mais visitadas deste blog

A cafajestagem do "artista-político": breves notas.

1. Não sei até que ponto um músico "da noite", atores, artesãos, literatos, podem ser chamados de artistas. Eu prefiro me definir como entretedor de platéias. Isso me livra da enorme expectação que repousa sobre eles, os verdadeiros artistas. Mas, não se trata somente de uma evasão covarde: é a expressão de minha própria consciência, sabedora que é, da enorme facilidade com que, nas últimas 4 ou 5 gerações, grandezas foram "politizadas", apequenadas e/ou relativizadas. 2. "Artista" é um troço vaidoso e arrogante. "Militante" é um presunçoso fetichista e ufanista. "Artista engajado politicamente" é o suprassumo da decadência intelectual que se alcança no progressismo; e por consequência, chato pra caralho: um propagandista ideológico, jactando-se de sua - suposta - superioridade moral e estética. Toda militância e "espírito revolucionário" são estúpidos : à esquerda, ou à direita.

O maravilhoso amor do cristianismo histórico !

Há alguns meses um vídeo viralizou pela WEB, e se tratava de uma fala do cantor (?) Johnny Hooker, em que ele afirma que Jesus é bicha e travesti. Ok! Duas semanas depois, e já começou um novo viral, que dizia que o suposto artista (?) sofrera um acidente grave, e estava às portas da morte. Enfim, uma mentira fácil de se verificar. Percebem qual a lógica disso? Não, não é que o deus puna quem o chamou de travesti : são os cristãos que punem. Como eu sempre digo: não há como admirar ou venerar o Cristo, se você compõe o cristianismo histórico . São dois caminhos bem distintos e, um deles, sempre destina as pessoas para as chamas do mesmo inferno que queima em seus corações piedosos. Ô, Glória! É pra glorificar de pé!

Carpe Diem

Vem, amanhã pode ser tarde, Talvez não tenhas chance, E o tempo lhe alcance Sem que seja oportuno Olhar nos olhos de quem lhe arde o peito E enrubesce as maçãs de seu rosto, E que cala o discurso mais ensaiado. Vem, pois este “hoje” é o dia De que ainda tens a garantia de colher Os frutos do amor que alimenta seu ânimo; E que à noite vela teu sono Semenado nos teus sonhos O desejo secreto de muitos “amanhãs”. Vem, quando se ama o tempo pára, O instante é o “sempre agora” E o amanhã uma distante maldade.   Este é o convite que lhe faço: - Hoje, revele teu coração, Pois se amanhã já não formos Seremos na eternidade.