Pular para o conteúdo principal

"Mundo melhor" de cú é rôla !




Enquanto estive na Universidade, em Curso que supunha-se de "livre-diálogo" (Filosofia), estranhei , logo de cara, uma nada amistosa receptividade à percepções alheias, alternativas, secundárias às vigentes por ali. Mas como podia ser assim; em um lugar cujo pressuposto era o da "liberdade"?
Com o passar do tempo percebi que alguns assuntos e posturas pessoais não caberiam ali: Deus, Fé, Espiritualidade, Crítica ao ideal cientificista...! Enfim, haviam temas blindados. Foi a primeira grande decepção !!

A segunda grande decepção foi quando percebi uma energia "teen" nos corredores, de modo que a maioria das mentes mais ávidas e "sofisticadas" ali eram uma espécie de "Confraternity of teenagers", o bom e velho lugar comum em que ressentimentos, revoltas, recalques, desinteresse, insensibilidade, são o "que há". Era "chique" não crer em nada, opor-se a qualquer forma de crença, ou então usá-la como justificativa em todo debate como sinônimo de estupidez, fragilidade, demência, ausência de "liberdade epistemológica", em suma, como cárcere da inteligência.

Nunca fui dado a muito falar - entre estranhos - e depois de muita observação percebi que esse fenômeno estritamente humano, tão milenar quanto a "posição de cagar" estava presente ali também, mas sob a forma de negação. Tive a certeza que havia "fé" ali: a fé na "não-fé"; a crença na descrença.

Portanto, assim como muitos semelhantes a mim, eram "crentes" também; mas de uma outra forma, um modo "cult”, sofisticado, "elaborado": criam no "acaso", no "Nada", no "Bóson de Higgs", no "Cogito" cartesiano..., em qualquer coisa que negasse o tão grosseiro e ultrapassado "Credo quia absurdum est". "Demodé" era acreditar nessas tolices...! "Cool" é crer na descessidade de crer, ou qualquer outra merda contemporânea.

Lembro-me de duas sentenças interessantes, e de mestres totalmente antagônicos: F.W.Nietzsche e G.K. Chesterton.
Parafraseando ambos, fica mais ou menos assim:

- "O homem preferirá crer em nada, do que em nada crer" (Nietzsche)
"Não há problema em não acreditar em Deus; o problema é que quem deixa de acreditar em Deus começa a acreditar em qualquer outra bobagem, seja na história, na ciência ou sem si mesmo...!" (Chesterton)

Antagônicas,e tão complementares…

Porque digo tudo isso? Por que meu sentimento ao adentar na “Era Digital da Informação” era semelhante à ingenuidade de meus primeiros dias de aula, e achei que encontrara, enfim, um lugar para discutir mesmo, de verdade, com honestidade. Decepcionei-me !

Testemunho a mera repetição dos velhos hábitos que vi na época da faculdade, só que agora eivados de uma falsa compaixão escrôta, portada por multidões de jovens carregando seus manuais de “mundo melhor”. A vaidade ganhou contornos piedosos, vestiu-se em uniformes como o da Cruz Vermelha, e “cool” agora é salvar o mundo , usando barba bear, coque samurai e exigindo “lugar de fala”. Mantêm-se , no entanto, os mesmos deprezo e intriga com a tradição e os antepassados.

O que vejo todos os dias, em todas as plataformas , são puro pretexto para "ad advocationem pro se". Sim, eu sei que todo mundo o faz um tantinho e, de fato, nada há de réprobo nisso. Foda mesmo é ver isso dirfarçado de causa humanitária !









Postagens mais visitadas deste blog

"The Seventh Seal": um memorial !

O que é a vida, senão a morte em contagem regressiva? Viver é caminhar lentamente em direção ao destino fatal de todos... O sorriso de uma criança um dia cerrará... As lágrimas das dores de tantos, secarão... A exuberância de um belo corpo, desvanecerá... A pujança arrogante de um corpo jovem, tarde ou não, adoecerá... Os olhos que se abriram, se fecharão para sempre... As palavras abundantes, silenciarão... Preocupações, queixas, dores, aspirações; já não serão... Pois tudo a que chamamos de vida é a prorrogação do deixar de ser... Morbidez? Perspectiva sombria? Melancolia ? Pergunte a cada ruga de seu rosto, a cada esforço que se torna mais pesado, Ouça as batidas de seu coração no silêncio de seu quarto, E tudo o que ouvirá é um brado de adiamento, uma negativa ao instante final. Não é a vida que permanece, é a morte que, misericordiosa para com muitos, prorroga sua estadia aqui. Ainda assim, nos iludimos na ânsia do “pra s

Sempre desconfie dos gurus e dos homens "de certezas".

Sempre transitei por TODO o território midiático do cenário político nacional (e alguns internacionais) , desde que comecei a ter um acesso mais constante à Internet, na época em que se pagava Hum Real por hora em Lan House. Brasil 247, DCM, Pragmatismo Político, Carta Capital, PHA, Vermelho. Org, The Washington Post, The Guardian, Manhattan Connect , Ceticismo Político, A Reacionaria, Andrew Klavan, David Horowitz, Slavoj Zizek, Bill Maher, Bill O'brien, Mídia Sem Máscara, Spotiniks, Roberto Pompeu de Toledo, Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, e o Xamã da Virgínia - Olavo de Carvalho - em suas "produções independentes". Vivia semelhante a pobre quando vê fuzuê no bairro, e corre logo pra compor a muvuca. Além, obviamente, das páginas hospedadas em servidores do Governo, onde podia baixar qualquer projeto discutido nas "Casas do Povo", e que eu julgasse relevante. O YouTube sempre foi uma "mão na roda", principalmente quando ain

"Ao meu violão": gratidão ao amigo do peito.

Oh, meu amigo; mais uma vez somos só nós dois Sempre a falar você sempre a me ouvir. Mas, que importa se somos sempre só nós dois? Se somente contigo me sinto bem pra falar e até calar... Oh, meu amigo; somente tu conheces o que não digo à ninguém; Antes mesmo que fale me conheces pelo toque. Ninguém me compreende como tu, meu amigo... Às vezes tão alegre com um flamenco, ou romântico com um fado, E nos dias de muita expressão ouves até meu rock’n roll. Mas nos dias  que pesam as nuvens mais cinzas Escutas também minhas lamentações,  meus choros, As bossas, meus sambas-canções: me confortas nos momentos mais tristes. Oh, grande amigo; perdoa não ter lhe dedicado antes essa canção Estás sempre aqui a ouvir meu coração tão de perto, E a honrar essa amizade que de minha parte tem sido tão ingrata. Te prometo que à partir de hoje te honrarei muito mais do que antes Pois assim se constrói uma amizade tão forte...! Prometo te dedi