Pular para o conteúdo principal

The Tree of Life, Yggdrasill; ou , entre Kether e Malkuth - A Grande Conexão



Cena de um dos melhores filmes que assisti, "The Tree of Life" * (A Árvore da Vida). Nessa cena contida no link abaixo, especificamente, lembro do quanto chorei… das quantas emoções difusas… das tantas questões não respondidas, das muitas respostas nada agradáveis. Ora, pôrra ! Mas não é isto a vida? Esse "sei lá o quê", com o "não sei como" e "nem os porquês"?


Talvez a grandiosidade da experiência que tive com esse filme, seja muito mais derivada das referências que já ocupam minha mente (não que não seja, o filme, uma obra soberba).


De Jod da Caldéia à Agostinho de Hipona, de Hawkings à Deepak Chopra, dos trágicos gregos ao Eclesiastes hebraico,d e Hesíodo à Ariano Suassuna, de Lao Tsé à Michael Jackson , e de todos aqueles com os quais aprendi, e que gastaram suas vidas na tentativa de integralização da totalidade; de encontrar, mesmo que tateando, o elo que evidenciasse a conexão entre a dor de um minúsculo e miserável ser humano sozinho nesse vasto multiverso, à cruelmente discreta e ao mesmo tempo exuberante, Presença Providencial. Gente que protesta contra o - aparente - flagrante abandono em que fomos lançados...!




Por trás das cortinas, há um fio de prata, aquele instante eterno no espírito, aquela confusa percepção de que o ululante caos que testemunhamos em tudo o que é observável, não consegue sufocar esse sentimento de conexão com todas as coisas. Há um ordem nessa aleatoriedade. Há traços desenhados por trás das sombras. Há música na alma amarga, tanto quanto há nas pulsações das nebulosas captadas pelo "Hubble". Há rumores de um outro mundo !


Não falo de Metafísica, esse exercício racionalista de ascender à uma suposta disposição das coisas até a sua última Instância. Refiro-me à ridícula faculdade a que chamamos de "sentimento", ou "afecção"; ou de "coisas do coração e/ou da alma" ; essa eternidade no coração que a alguns faz exultar e a outros lamentar o imenso vácuo. Não tem como escapar: há de se encontrar transcendência até mesmo no coração do mais "imanente" materialista histórico.


Quem assistiu , e especificamente esta cena, sabe a que me refiro: diante da corriqueira e cotidiana experiência de mais uma mãe que perde o filho, e que , angustiada e amargurada clama por respostas, o que sucede-se é um show de imagens fantásticas do universo conhecido, uma trilha sonora arrogante; e o Kósmos ali, vomitando toda a sua opulência diante daquela pequenina e desesperada mãe.


"Quem se importa?"; é o que , ao primeiro instante , parece ser o discurso. Mas, não o é. Pois, tanto as potestades cósmicas , quanto o amargor do coração de um humano desesperado (uma mãe, no filme), ocupam a mesma ordem de grandeza ! Estamos dimensionalmente conectados, e essa é a nossa maior angústia; tão aterradora quanto a vastidão dos mundos.


"O Ser tem aparência com a vacuidade, ao passo que é
imponente!
Está na Profundidade.
É a Origem de tudo.
Controla tudo.
Satura tudo.
É Luz Brilhante, mas ainda assim é o Sutilíssimo!
É a essência de tudo!
Tudo é Um. Tudo é o Um." (Lao Tsé-Tung)


https://www.youtube.com/watch?v=a-3Q8c73ziA



* The Tree of Life, 2011, dirigido por Terrence Malick .

Postagens mais visitadas deste blog

"The Seventh Seal": um memorial !

O que é a vida, senão a morte em contagem regressiva? Viver é caminhar lentamente em direção ao destino fatal de todos... O sorriso de uma criança um dia cerrará... As lágrimas das dores de tantos, secarão... A exuberância de um belo corpo, desvanecerá... A pujança arrogante de um corpo jovem, tarde ou não, adoecerá... Os olhos que se abriram, se fecharão para sempre... As palavras abundantes, silenciarão... Preocupações, queixas, dores, aspirações; já não serão... Pois tudo a que chamamos de vida é a prorrogação do deixar de ser... Morbidez? Perspectiva sombria? Melancolia ? Pergunte a cada ruga de seu rosto, a cada esforço que se torna mais pesado, Ouça as batidas de seu coração no silêncio de seu quarto, E tudo o que ouvirá é um brado de adiamento, uma negativa ao instante final. Não é a vida que permanece, é a morte que, misericordiosa para com muitos, prorroga sua estadia aqui. Ainda assim, nos iludimos na ânsia do “pra s

"Ao meu violão": gratidão ao amigo do peito.

Oh, meu amigo; mais uma vez somos só nós dois Sempre a falar você sempre a me ouvir. Mas, que importa se somos sempre só nós dois? Se somente contigo me sinto bem pra falar e até calar... Oh, meu amigo; somente tu conheces o que não digo à ninguém; Antes mesmo que fale me conheces pelo toque. Ninguém me compreende como tu, meu amigo... Às vezes tão alegre com um flamenco, ou romântico com um fado, E nos dias de muita expressão ouves até meu rock’n roll. Mas nos dias  que pesam as nuvens mais cinzas Escutas também minhas lamentações,  meus choros, As bossas, meus sambas-canções: me confortas nos momentos mais tristes. Oh, grande amigo; perdoa não ter lhe dedicado antes essa canção Estás sempre aqui a ouvir meu coração tão de perto, E a honrar essa amizade que de minha parte tem sido tão ingrata. Te prometo que à partir de hoje te honrarei muito mais do que antes Pois assim se constrói uma amizade tão forte...! Prometo te dedi

Sempre desconfie dos gurus e dos homens "de certezas".

Sempre transitei por TODO o território midiático do cenário político nacional (e alguns internacionais) , desde que comecei a ter um acesso mais constante à Internet, na época em que se pagava Hum Real por hora em Lan House. Brasil 247, DCM, Pragmatismo Político, Carta Capital, PHA, Vermelho. Org, The Washington Post, The Guardian, Manhattan Connect , Ceticismo Político, A Reacionaria, Andrew Klavan, David Horowitz, Slavoj Zizek, Bill Maher, Bill O'brien, Mídia Sem Máscara, Spotiniks, Roberto Pompeu de Toledo, Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, e o Xamã da Virgínia - Olavo de Carvalho - em suas "produções independentes". Vivia semelhante a pobre quando vê fuzuê no bairro, e corre logo pra compor a muvuca. Além, obviamente, das páginas hospedadas em servidores do Governo, onde podia baixar qualquer projeto discutido nas "Casas do Povo", e que eu julgasse relevante. O YouTube sempre foi uma "mão na roda", principalmente quando ain