Pular para o conteúdo principal

Conexão e mutualidades !




Quem me conhece, sabe que sou bastante intolerante em relação à ignorância. Como sempre digo: "após o advento da Internet, toda burrice e incompetência são indesculpáveis".

Não, não confunda informação com inteligência: as pessoas com as quais mais converso - e são extremamente sofisticadas na construção de seus pensamentos e sentenças - não terminaram nem o Ensino Fundamental. Isso tem a ver com DISPOSIÇÃO e BUSCA incessantes.

Mas, o motivo desse mini-textão é a minha própria condição deficiente. Sim, pois tenho entendido, day after day, que ter todo o conhecimento do mundo à disposição não garante êxito em muitas tarefas: é aqui entra a tão necessitada SOLIDARIEDADE. 

Sou "músico", como todos sabem, e por isso, também, um apaixonado por idiomas. Costumo dizer que "línguas são a mesma coisa que música". As construções, os fonemas, os sons, ah! os sons, mexem comigo. Isso, além, é claro, associado à minha outra paixão: a história das Civilizações; onde língua e cultura são indissociáveis. Nós, nordestinos - com esse nosso dialeto particular - que o digamos!

Estudo o nosso amado português, aprendi um pouco de francês (coisa pouca, somente para a leitura), há anos habituados ao inglês e espanhol por causa dos filmes, séries e livros, de modo que, numa conversa de velocidade moderada, entendo quase tudo ; e ainda sobra paixão para me arriscar em outros idiomas somente por associação aos autores que venero : alemão, hebraico, grego, latim. Silvana toma muito susto de madrugada, quando me ouve repetindo essas "línguas estranhas" (evangélicos entendem a referência) pela casa.


Daí você pensa : "que foda! O cara manja dos paranauês das linguagem". Wrong!! Por isso esse texto, de tamanho quase "feminístico" (deixem meus neologismos em paz!).

A verdade é que NÃO CONSIGO REALIZAR NADA com êxito. O motivo? Minha condição : essa mistura infeliz de timidez, vergonha, misantropia, eremitismo e, infelicidade.

Nesse momento, tenho 8 ou 9 apps instalados no celular, e todos voltados ao aprendizado de idiomas com outros falantes: uma espécie de intercâmbio virtual. É a minha derradeira tentativa!

Não percebeu ainda onde quero chegar? Ora! Esse texto é somente um pedido por solidariedade. Se você conhece alguém que demonstra muito interesse em aprender algo, tem talento pra isso, mas está impedido de despertá-lo, e você é aquele que pode dar uma força, faça-o. Ou, se conhece alguém que possa ajudar esse outro alguém, faça-o também.

Os motivos dos bloqueios de cada um podem ser diversos, mas a solução é simples e a mesma para todos: CONEXÃO e SOLIDARIEDADE.

Estou aqui para o mesmo, caso eu seja hábil em algo que outro não. Quem me conhece, sabe!

Não faço o tipo "paz e amor" (detesto isso), e não acredito em atos desprovidos de interesse, por isso que esclareço: não se trata de afeição, mas de suporte mútuo. No fim, todos ganham, e nosso egoísmo darwinista e maravilhosamente responsável por chegarmos até aqui, agradecerá.

Postagens mais visitadas deste blog

"The Seventh Seal": um memorial !

O que é a vida, senão a morte em contagem regressiva? Viver é caminhar lentamente em direção ao destino fatal de todos... O sorriso de uma criança um dia cerrará... As lágrimas das dores de tantos, secarão... A exuberância de um belo corpo, desvanecerá... A pujança arrogante de um corpo jovem, tarde ou não, adoecerá... Os olhos que se abriram, se fecharão para sempre... As palavras abundantes, silenciarão... Preocupações, queixas, dores, aspirações; já não serão... Pois tudo a que chamamos de vida é a prorrogação do deixar de ser... Morbidez? Perspectiva sombria? Melancolia ? Pergunte a cada ruga de seu rosto, a cada esforço que se torna mais pesado, Ouça as batidas de seu coração no silêncio de seu quarto, E tudo o que ouvirá é um brado de adiamento, uma negativa ao instante final. Não é a vida que permanece, é a morte que, misericordiosa para com muitos, prorroga sua estadia aqui. Ainda assim, nos iludimos na ânsia do “pra s

Sempre desconfie dos gurus e dos homens "de certezas".

Sempre transitei por TODO o território midiático do cenário político nacional (e alguns internacionais) , desde que comecei a ter um acesso mais constante à Internet, na época em que se pagava Hum Real por hora em Lan House. Brasil 247, DCM, Pragmatismo Político, Carta Capital, PHA, Vermelho. Org, The Washington Post, The Guardian, Manhattan Connect , Ceticismo Político, A Reacionaria, Andrew Klavan, David Horowitz, Slavoj Zizek, Bill Maher, Bill O'brien, Mídia Sem Máscara, Spotiniks, Roberto Pompeu de Toledo, Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, e o Xamã da Virgínia - Olavo de Carvalho - em suas "produções independentes". Vivia semelhante a pobre quando vê fuzuê no bairro, e corre logo pra compor a muvuca. Além, obviamente, das páginas hospedadas em servidores do Governo, onde podia baixar qualquer projeto discutido nas "Casas do Povo", e que eu julgasse relevante. O YouTube sempre foi uma "mão na roda", principalmente quando ain

"Ao meu violão": gratidão ao amigo do peito.

Oh, meu amigo; mais uma vez somos só nós dois Sempre a falar você sempre a me ouvir. Mas, que importa se somos sempre só nós dois? Se somente contigo me sinto bem pra falar e até calar... Oh, meu amigo; somente tu conheces o que não digo à ninguém; Antes mesmo que fale me conheces pelo toque. Ninguém me compreende como tu, meu amigo... Às vezes tão alegre com um flamenco, ou romântico com um fado, E nos dias de muita expressão ouves até meu rock’n roll. Mas nos dias  que pesam as nuvens mais cinzas Escutas também minhas lamentações,  meus choros, As bossas, meus sambas-canções: me confortas nos momentos mais tristes. Oh, grande amigo; perdoa não ter lhe dedicado antes essa canção Estás sempre aqui a ouvir meu coração tão de perto, E a honrar essa amizade que de minha parte tem sido tão ingrata. Te prometo que à partir de hoje te honrarei muito mais do que antes Pois assim se constrói uma amizade tão forte...! Prometo te dedi